Alimentos que vão acelerar seu metabolismo

“Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.” É muito comum ouvir essa desculpa entre pessoas com dificuldade de perder peso. Saiba que "é possível acelerar o metabolismo com medidas como mudanças na alimentação e prática de atividade física", diz Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. “Se uma pessoa tem um metabolismo lento por natureza, precisará fazer mais alterações no seu estilo de vida para ver resultados.”

Ok, então vamos lá! Se você se alimenta direitinho, faz exercícios regularmente, mas ainda falta um algo mais pra perder uns quilinhos, nós vamos te dar uma lista com 10 alimentos que você pode implementar em sua vida diária e que vão acelerar o seu metabolismo.




1. Pimenta

Estudos têm mostrado que comer pimenta pode aumentar seu metabolismo em 25%. Ao comer algo picante, você transpira mais do que o habitual, por causa da capsaicina, um ingrediente que estimula os receptores de dor no corpo, aumentando a circulação e a taxa metabólica, gerando mais suor e fazendo com que a gordura queime mais rapidamente. Onde encontrá-la? Em pimentões vermelhos, pimenta jalapeño, pimenta caiena e em outros tipos de pimenta.

2. Cereais integrais

A ingestão de grãos e cereais é sempre recomendada numa dieta saudável. O segredo é escolher a versão integral desses cereais para queimar gordura, por exemplo trigo, aveia, arroz e milho. Os grãos integrais têm nutrientes e carboidratos complexos, que aceleram seu metabolismo e estabilizam os níveis de insulina. Lembre-se de que não é bom ter baixos níveis de insulina, porque esse desequilíbrio químico diz ao corpo que precisa armazenar gordura extra, portanto, seja prudente com o consumo desses alimentos.

2. Brócolis

Este é um legume subestimado, no entanto, é uma fonte importante de cálcio, que acelera seu metabolismo. Também é rico em vitaminas C, K e A. Uma porção de brócolis irá fornecer uma quantidade significativa de ácido fólico e fibra alimentar, juntamente com uma variedade de antioxidantes. É um dos melhores alimentos desintoxicantes que você pode adicionar à sua dieta.

4. Sopas

Vários estudos confirmam que é bom tomar sopa; mesmo na maioria das dietas este alimento é inserido antes das refeições pesadas. Por quê? Pesquisas concluíram que as pessoas que tomam sopa consomem menos alimentos sólidos na refeição principal. De fato, um estudo realizado na Penn State University, dos Estados Unidos, descobriu que a sopa gera redução de apetite de líquidos e sólidos, conseguindo, desta forma, também diminuir o excesso de ingestão de alimentos e fazendo com que o organismo queime gordura mais rapidamente.

5. Chá e café verdes

Esses produtos se tornaram muito populares, já que vários estudos científicos mostram que o chá e o café verdes aceleram o metabolismo, além de proporcionarem muitos outros benefícios: eles possuem grande quantidade de antioxidantes, ajudam a diminuir o nível de açúcar no sangue e são bons para eliminar a celulite.

6. Maçãs e peras

A maçã é uma grande aliada da dieta, assim como a pera, não só porque tem baixo teor de calorias, mas também porque essas duas frutas aceleram o metabolismo. Isso foi mostrado num estudo realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o que confirma que as mulheres que comeram três pequenas maçãs ou de pera por dia perderam mais peso do que aquelas que não o fizeram.

7. Especiarias

São ideais para elevar a taxa metabólica. As especiarias picantes, como a pimenta preta, as sementes de mostarda, o alho em pó e o gengibre ajudam a acelerar o metabolismo. Está comprovado que as pessoas que os consomem podem queimar até 1.000 calorias a mais por dia.

8. Cítricos

As frutas cítricas também ajudam a queimar gordura e a manter o metabolismo elevado, por exemplo, as laranjas, as toranjas, os limões, etc. Além disso, devido ao alto teor de vitamina C das frutas, elas regulam o nível de insulina. Há diversas pesquisas nesse sentido.

9. Alimentos com cálcio

É sempre importante ingerir alimentos ricos em cálcio. Um estudo realizado na Universidade de Tennessee confirma que as pessoas que consomem entre 1.200 e 1.300 miligramas de cálcio por dia perderam quase o dobro do peso, em comparação com aqueles que o consomem em quantidades menores.

10. Ômega-3

O Omega-3 não está apenas presente nos peixes, mas também nas nozes e nas sementes. Você pode até encontrá-lo no óleo de cânhamo e na semente de linhaça. Estes alimentos aceleram seu metabolismo, pois reduzem a produção de um hormônio chamado leptina (que desacelera o seu metabolismo). Na verdade, um estudo realizado pela Clínica Mayo, uma organização de pesquisa americana sem fins lucrativos, descobriu que as tribos africanas que incluíam em sua dieta muito peixe tinham níveis de leptina cinco vezes mais baixos do que aqueles que não o consumiam.

Oss... Aloha... Namastê... Tamo junto...

Comentários